sábado, 1 de novembro de 2008

PARTINDO PARA YUKON HO

Quanto tempo dura uma infância, até a grande queda que é a idade adulta? Jorge Cardoso diz que: “A criança, toda criança, habita o paraíso por seis anos. Depois é uma descida vertiginosa ao inferno, vamos caindo e batendo, e em cada pedaço de pedra vez por outra encontramos uma brisa que refresca. E rimos.” Estaria ele certo?
Já não sou mais criança, e muitos ainda dizem que sou um menino. Talvez estejam certos. Se me pegassem visitando um revistaria de quadrinhos e saindo de lá com quarenta reais a menos no orçamento mensal e com livros de quadrinhos dentro dos bolsos, isso faria mais sentido?

Yukon Ho! É o novo livro de tiras que a Editora Conrad lançou por esses tempos com as estórias fantásticas do menino Calvin e seu amigo Haroldo. Calvin é um menino de seis anos, hiper-ativo, que tem como melhor amigo Haroldo, um tigre de pelúcia. Quando Calvin está perto de humanos, seu pai ou sua mãe, Haroldo é um mero brinquedo de pelúcia. Mas quando Calvin fica sozinho, o tigre de pelúcia se transforma em seu amigo imaginário de aventuras.

Criado pelo quadrinista Bill Watterson, Calvin e Haroldo são a figura da idéia do menino e seu amigo imaginário, do menino com seu próprio mundo, sua cabeça, sua mente, sua imaginação. Calvin passa dias de verão brincando com Haroldo, conversando, mostrando ao seu tigre de pelúcia suas idéias sobre o mundo em que vive, e o menino encontra na amizade imaginária um mundo próprio, um tipo de salvação. Lança-se para uma viagem para Yukon Ho, uma terra onde a liberdade prevalece: “Pegue o trenó, meu velho amigo felino fiz um lanche pra gente levar/ estamos prontos, e o nosso destino é partir e não mais voltar. Yukon é onde queremos morar! Não há outra alternativa/ lá vamos gritar e xingar e agir de maneira primitiva. E àquela escola nefasta não mais iremos voltar. Aos professores tirânicos, um basta/ ninguém vai me ensinar a somar. Nada de regras pra nós! O tempo sem neve acabou. Já vão tarde os adultos bocós! Estamos partindo! Yukon Ho!" - Canta calvin com Haroldo em sua viagem para um tipo de passargada infantil.

O mundo de Calvin e Haroldo é tão complicado quanto o mundo de um adulto, os anseios e divagações que Bill Watterson coloca em suas tiras são reflexões sobre nossos anseios e divagações adultas; dinheiro, felicidade, paternidade, alegria, Deus... Watterson usa Calvin e seu tigre de pelúcia Haroldo para daí criar reflexões sobre nossa condição de adultos.


Yukon Ho! com Calvim e Haroldo são uma ótima companhia.


Yukon Ho! As aventuras de Calvin e Haroldo por Bill Watterson - 127 páginas
Editora Conrad
Tradução: André Conti


Nenhum comentário: